quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Preposition - Time - AT/ON/IN

Hi there,

Pensando num assunto bacana para dividir com vocês, pensei em um que parece ser a thorn in everybody's side. (uma pedra no sapato de todos). Incomoda, hein? E como!

Então, assim como a pedra, preposições sempre incomodam. Algumas podemos aprender com regras e outras somente através da prática.

Hoje vamos falar de três que ocorrem com frequência na língua inglesa: AT, ON e IN. Todas as três podem ser usadas para se referir a tempo ou lugar. Porém, nesse nosso bate-papo de hoje, vamos aprender a usá-las com relação ao TEMPO, ok?

Vou tentar simplificar ao máximo. Pense assim num período de tempo: hora/dia/mês-ano

Qual deles é o mais específico? O horário, certo? Então antes dele vamos usar
AT.
Logo em seguida temos o dia, que não é tão específico, mas também não é tão amplo. Então antes de dias vamos usar
ON.
E por último, meses, anos, décadas, etc, que é o mais extenso e amplo dos três mencionados. Antes deles vamos usar
IN.

Resumindo: at/on/in
Ou seja: horário/dia/mês-ano


Alguns exemplos:

Horário: at 8:00 p.m., at 7:15 a.m. e também at midnight, at noon.

Dia/Data: on Wednesday, on Tuesdays, on Thanksgiving Day (um feriado, um dia especial, mas não deixa de ser um dia. Curiosidade: em inglês - holiday) e também on December 8th

Meses, anos, décadas (e aqui podemos incluir até estações do ano): in September, in 1977 e também in the Summer.


Alguns detalhes:

Se for domingo à tarde, por exemplo, como devo falar? Não muda. Continua usando o ON. Então: on Sunday afternoon. E como vocês perceberam, com data também usamos on. Então: on January 2nd.
Se alguém te pergunta: When is your birthday? (Quando é o seu aniversário?) Você pode responder: in January ou on January 2nd. Notaram a diferença? Como expliquei acima, com data/dia use on e com mês use in.

Vocês sabem o que é acrônimo?

É uma palavra criada a partir das letras iniciais ou sílabas de várias outras dando origem a uma nova palavra. Estava pensando aqui: A Tonin! Juntando o AT/ON/IN e falando como se tivesse chamando a atenção do tal do Tonin. Não se esqueçam da entonação. :)

That might help. (Pode ajudar)

That's all from me today,

Bye



2 comentários:

  1. Ira,

    Primeira vez que acesso o seu blog. Gostei desse post sobre o uso das preposições para se referir a tempo, nele você foi bastante clara e didática. Também tenho um blog que trata de inglês, se você tiver interesse dê uma olhada, é o http://www.dicasingles.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristiano, obrigada pela visita e pelo comentário. Já dei uma olhada no seu blog e achei excelente. Já "tuitei" o link. A propósito, vc está no Twitter?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...